O dia em que Desmond Tutu se tornou um dos meus ídolos

Integrado nos primeiros “European Development Days”, eu e a minha colega de trabalho fomos espreitar o último dia das Conferências.
Entre várias pessoas importantes, como os Presidentes do Uganda, da Mauritânia, os Primeiros-Ministros da Etiópia, da Maurícia, do nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros, etc…estava o pequeno grande Homem – Desmond Tutu, que com o seu discurso, cativou toda a audiência, encheu a sala de esperança e boa vontade e teve direito a uma ovação em pé, mais do que merecida.
O nosso MNE anunciou, num francês admirável e sem discurso escrito, que a próxima edição dos Dias Europeus de Desenvolvimento terá lugar em Lisboa, aquando da nossa Presidência da EU, no segundo semestre de 2007.
O prémio Nobel da Paz limitou-se a dar-nos uma lição de História e de experiência de vida. Se a Europa, num século em que teve 2 Guerras Mundiais, um holocausto, uma divisão drástica Este/Leste…conseguiu que a Paz, a democracia e a vida em sociedade se tornassem valores de excelência, é sinal que também há esperança para o resto do Mundo. A maneira como falava da sua querida África, da sua Mãe África era de coração aberto.
“The only way to be human, is together, all of us, as a family” – Desmond Tutu
Um grande bem-haja Desmond Tutu, obrigada pela lição de sapiência!