Mapa Mundo, Mundo ao contrário, Novo Mundo, Mundo Cão, Mundo Perdido, Mundo Louco, Música do Mundo, Notícias do Mundo...um pouco de tudo isto no Mundo de Sofia.

quarta-feira, novembro 29, 2006

O dia em que Desmond Tutu se tornou um dos meus ídolos

É verdade, ainda não contei um momento de grande honra e emoção, que tive aqui há uns dias.
Integrado nos primeiros “European Development Days”, eu e a minha colega de trabalho fomos espreitar o último dia das Conferências.
Entre várias pessoas importantes, como os Presidentes do Uganda, da Mauritânia, os Primeiros-Ministros da Etiópia, da Maurícia, do nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros, etc…estava o pequeno grande Homem – Desmond Tutu, que com o seu discurso, cativou toda a audiência, encheu a sala de esperança e boa vontade e teve direito a uma ovação em pé, mais do que merecida.

O nosso MNE anunciou, num francês admirável e sem discurso escrito, que a próxima edição dos Dias Europeus de Desenvolvimento terá lugar em Lisboa, aquando da nossa Presidência da EU, no segundo semestre de 2007.

O prémio Nobel da Paz limitou-se a dar-nos uma lição de História e de experiência de vida. Se a Europa, num século em que teve 2 Guerras Mundiais, um holocausto, uma divisão drástica Este/Leste…conseguiu que a Paz, a democracia e a vida em sociedade se tornassem valores de excelência, é sinal que também há esperança para o resto do Mundo. A maneira como falava da sua querida África, da sua Mãe África era de coração aberto.

“The only way to be human, is together, all of us, as a family” – Desmond Tutu

Um grande bem-haja Desmond Tutu, obrigada pela lição de sapiência!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já em 2007, aguarda-se com grande expectativa os eventos políticos, económicos e culturais, durante a Presidência portuguesa, dos quais se destaca já os Dias Europeus do Desenvolvimento, para que os países ricos (Europa e EUA) ajudem mais e melhor os pobres em desenvovimento sustentado; também o Seminário ELOS para promover a Dimensão Europeia na Educação, iniciativa do Centro Jacques Delors, Out/07

2/1/07 17:02

 

Enviar um comentário

<< Home