Mapa Mundo, Mundo ao contrário, Novo Mundo, Mundo Cão, Mundo Perdido, Mundo Louco, Música do Mundo, Notícias do Mundo...um pouco de tudo isto no Mundo de Sofia.

sexta-feira, outubro 27, 2006

Quando é que se conhece uma cidade?

No outro dia, no meu caminho de casa, dei comigo a pensar…quando é que pode dizer que se conhece uma cidade? Quais os critérios?
Sei que conheço melhor Lisboa do que muita gente que lá vive, mas não tão bem como outros.
Já vivi em Paris e vivo agora em Bruxelas…mas já estive em várias outras cidades.
Mas o que é conhecer? É certo que não é apenas lá ter estado…acho que há vários estádios de conhecimento.
Há a primeira impressão, depois vem o conhecer os ex-libris e monumentos (pelo menos por fora, certamente haverá japoneses que já visitaram muitos mais museus em Bruxelas que eu!), conhecer as ruas e saber como se vai de um sítio para os outros (implica dominar a rede de transportes públicos), saber onde se sai, onde se come e onde se bebe…

Tudo isto surgiu quando dei comigo a constatar que já conheço os tempos dos semáforos que tenho de atravessar e as caras com que me cruzo diariamente, ainda que de desconhecidos, me serem familiares.

Tudo junto, já vivi em Bruxelas pouco mais de um ano, acho que posso dizer que conheço esta cidade e que, por agora, sinto-me muito bem por cá! Lisboa será sempre a minha cidade e Paris sera toujours Paris…

4 Comments:

Blogger NoKas said...

Olá! Bom, já não comentava há imenso tempo (mas tenho andado sempre de olho no blog).

Eu acho que nunca ninguém conhece a cidade (ou o sítio) onde vive! Porque as coisas estão sempre a mudar. Podes ter uma ideia muito boa, mas aquilo que tu percepcionas é diferente do que o teu vizinho do lado vê. Podes adorar viver em x sítio, conhecer a rotina, mas para outros esse sítio pode ser infernal.

Por exemplo: Bxl é pequenita, mas a mim surpreende-me sempre e sinto que há sempre coisas novas por descobrir. Muitas mais do que em Lx, que eu gosto tanto.

P.S.- descobri ontem em Lx um café que me lembrou Bxl, chamado: "O melhor bolo de chocolate do mundo", em Campo de Ourique. Olha, eu não sei se é o melhor, mas que era deliciosoooooo era!

29/10/06 18:24

 
Anonymous Anónimo said...

Conheces uma cidade quando estás longe e te lembras de pequenos pormenores dela!
ex: lembrar o cheiro a cevada pelas ruas de Leuven ou lembrar um passeio pelo chiado a comer um croissant na Bénard! remember?
certamente a mana tem muitos mais exemplos!
beijinhos belgas

29/10/06 23:24

 
Blogger Andre said...

Isso faz-me lembarar o nick que agora tenho no msn...:
Do you know Brussels? I don´t...
Coincidência...

31/10/06 19:25

 
Blogger MP said...

5 meses. 5 meses é o mínimo.

2/11/06 01:28

 

Enviar um comentário

<< Home