Mapa Mundo, Mundo ao contrário, Novo Mundo, Mundo Cão, Mundo Perdido, Mundo Louco, Música do Mundo, Notícias do Mundo...um pouco de tudo isto no Mundo de Sofia.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Análise da situação política


Por Portugal, o Governo soma e segue, temos novo Orçamento e lá se aguentam as greves dos professores. O camarada José Sócrates foi reeleito, como previsto, em mais um Congresso do PS.

Os socialistas franceses também foram às urnas e elegeram com distinção a discípula de Miterrand – Segolène Royal, aclamada por muitos como a figura da renovação da política francesa (relembro que Chirac já está no poder há … anos). “Pour nous c’est elle”, dizem muitos franceses…vamos ver, a França nas urnas por vezes é uma caixinha de surpresas. A comentar em Abril.

A esquerda norte-americana também começa a apertar os calos ao Sr. Bush. Os democratas tomaram conta da Câmara dos Representantes e ganharam poder no Senado, para onde elegeram uma mulher, que em princípio será a primeira presidente deste órgão. Foi culpa do Rumsfeld? Das armas de destruição maciça não identificadas? Do Saddam? Do Katrina? Do Bin Laden? Das bacoradas da Administração? Do documentário do Al Gore?... Bom, talvez seja um pouco de tudo e quero acreditar que os EUA “are getting older and wiser”. Para já, quem pagou as favas foi o Rumsfeld…enfim, depois da asneira feita, não ajuda muito… Espero ansiosamente pela decisão de quem será o candidato democrata às eleições de 2008.

Por fim e dado que agora tenho uma relação mais próxima com o povo congolês (note-se que o Matongé de Bruxelas é ao virar da esquina), Kabila foi novamente eleito Presidente da República Democrática (ou não) do Congo. As eleições foram impugnadas pelo seu adversário e julgo que as dúvidas sobre a democraticidade do escrutínio ficarão por esclarecer para todo o sempre.

2 Comments:

Blogger Andre said...

Por favor, tudo menos Kabila.... Mas tambem quem o substituiria... Alguem pior??

29/11/06 19:52

 
Anonymous Anónimo said...

Essa do soma e segue, acusando os professores por causa do déficit, dos fracos resultados a Matemáica e outras maleitas lusas, não é justo|
Não é por acaso que no S.Luís está em cena "Os últimos dias de Sócrates"!!!Eh!Eh!Eh!

2/1/07 17:29

 

Enviar um comentário

<< Home